top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

 

FEG SUSTENTÁVEL

PONTO ILUMINADO

O Ponto Iluminado surgiu há mais de cinco anos, e foi responsável por um dos primeiros pontos de ônibus do Brasil a contar com energia solar fotovoltaica. A partir deste projeto, originou-se a iniciativa de mesmo nome, que atende a doze dos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Graças ao empenho da equipe e de seus apoiadores, a iniciativa criou dentro da Universidade Estadual Paulista (UNESP) um Campus modelo para futuros engenheiros e a população, implementando pesquisas que trazem retornos financeiros e ambientais. Assim, todos os membros da sociedade saem beneficiados.

Ao todo, são cinco vertentes de atuação do projeto: geração de energia limpa, eficiência energética, gestão de resíduos, economia de água e educação e sociedade. Com base nelas, são elaboradas estratégias e ações que visam a promoção da sustentabilidade.

Entre as ações referentes à primeira vertente, destacam-se o sistema off-grid, ou seja, independente, e a central de geração on-grid (conectada à rede), capazes de reduzir o consumo de energia elétrica proveniente da rede elétrica e proporcionar novos estudos sobre a energia solar fotovoltaica no campus.

Já na área de eficiência energética, o projeto modernizou os sistemas de iluminação de uma área superior a 110 mil metros quadrados do campus e tem atuado em seus aparelhos de ar condicionado. Como resultado, as inovações proporcionam maior bem-estar a quem por ali passa.

As vertentes de gestão de resíduos e economia de água garantem que todas as etapas do ciclo - da aplicação ao descarte dos materiais utilizados - sejam pensadas de forma sustentável. Por isso, foram implementados no campus um depósito de resíduos recicláveis e lixo eletrônico e uma central de captação e tratamento de água da chuva.

Enquanto isso, a vertente de educação e sociedade prioriza a aproximação tanto com a comunidade acadêmica como com a sociedade, conscientizando o público sobre práticas de eficiência energética, uso consciente de recursos e demais ações que tornem mais sustentável seu dia a dia.

Além de colocar em prática ações de impacto dentro da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), a iniciativa Ponto Iluminado atua, também, no combate ao novo coronavírus. Contando com pesquisadores de diversas áreas, a iniciativa tem realizado campanhas de conscientização e está engajada na aplicação de um filtro de ar exclusivo que pode ajudar a eliminar vírus, fungos e bactérias de espaços coletivos e facilitar o retorno das atividades presenciais. Com isso, mostra ser possível aliar sustentabilidade e saúde pública de maneiras tecnológicas e participativas.

FEG - SUSTENTÁVEL

 

O projeto FEG-Sustentável, ampliação do Ponto Iluminado, prevê a criação de um campus sustentável por meio da implementação de uma central de geração de energia solar fotovoltaica com tecnologia on-grid (ligada à rede), da modernização do sistema de iluminação do Campus e ações ligadas a gestão de resíduos sólidos e economia de água dentro da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os benefícios do presente projeto incluem não apenas um retorno de mais de R$ 18 mil por mês, mas também a melhora no índice de reprodução de cor (IRC) em relação ao sistema atual, a redução em mais de 30 toneladas de CO2 nas emissões equivalentes da Faculdade, o estudo e aprimoramento, dos participantes da pesquisa, de uma tecnologia mundialmente tida como a mais limpa e a consequente conscientização sobre o uso racional de energia.

O Projeto de Pesquisa visa trazer visibilidade as questões relacionadas ao uso racional de energia e a sustentabilidade em diversos âmbitos não apenas para os estudantes do campus, bem como para toda a comunidade na qual está inserido.

Com sua equipe coordenada pelo Mestrando em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Engenheiro Eletricista Thiago Matheus Martins de Moraes, orientada pelos Professores Doutores do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Prof. Dr. José Feliciano Adami e Prof. Dr. Rubens Alves Dias, e composta pelo Doutorando da Faculdade de Ciências Medicas da UNICAMP, Felipe Fernandes Jacintho, pelos estudantes de Engenharia Elétrica da UNESP, Marcus Vinícius Simões e André Kakiuthi, e pela Engenheira Eletricista Gabriela Maia Camargo, o projeto FEG-Sustentável atingiu 12 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

PARCERIA COM O CAEC

Em meio a necessidade de apoio da comunidade fegueana a iniciativa Ponto Iluminado, muitas extensões e alunos passaram a se manifestar a favor do projeto. Inicialmente, membros do nosso centro acadêmico se prontificaram a participar como apoiadores da iniciativa na parte de doações, destacando nossa ex-diretora de Projetos Giovana Andrade, que acompanhou o desenvolvimento das campanhas de arrecadações financeiras e construção da central de energia.

Mais tarde, o CAEC como um todo passou a participar das vertentes do projeto até se tornar parceiro efetivamente. Assim, vimos a oportunidade de buscar estudar, aplicar e auxiliar projetos que utilizassem a Engenharia Civil dentro do CAEC, DEC (Departamento de Engenharia Civil) e campus da FEG a partir da Diretoria de Projetos que ficaria responsável pela parceria com o projeto FEG - Sustentável.

Como parceiro, o CAEC pode participar da construção do depósito de resíduos juntamente com alunos da Eng. Civil e voluntários, além de fazer parte do projeto em desenvolvimento de troca das lixeiras do campus.

Hoje contribuímos com a divulgação da iniciativa e arrecadações de fundos para continuidade dos projetos, bem como inovações para o campus em meio a pandemia de COVID-19.

Encontre a Iniciativa Ponto Iluminado:

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

2023 Centro Acadêmico da Engenharia Civil "Como Nunca Civil"

UNESP - Campus Guraratinguetá

bottom of page